segunda-feira, 7 de julho de 2008

Nós e o Santa

A escolha da escola dos nossos filhos é sempre um passo importante, que gera uma infinidade de inseguranças e incertezas. A primeira escolinha dos meus pequenos, eu confesso, foi escolhida com base em dois critérios nem um pouco louváveis: preço e localizaçao. Infelizmente naquela época eu não tinha muita opção, não podia gastar muito com escola e menos ainda com transporte, o q exigia q o acesso à escola fosse o mais simples possível: pernas pra que te quero!!!
Porém eles foram crescendo, e junto com eles as minhas infindáveis frustraçoes com a escolinha, que nem de longe atingia a minha expectativa. O estopim da crise, e do rompimento, foi o dia em que meu filho menor chegou em casa e me disse que o Ronald Mcdonald tinha ido na escola, pasmem!!
O Ricardo tb ficou indignado e escreveu uma carta para as diretoras expondo sua contrariedade com tal episódio!! A resposta veio da forma mais esperada possível. O tal palhaço foi fazer um show promovendo a amizade, e, segundo a visao nem um pouco pedagógica das professoras, aquele dia teria sido muito "educativo" para as crianças. Ah, tá!!
Eu já estava bem de saco cheio daquela rotina sem conteúdo, onde o dia das crianças era comemorado no Parque da Xuxa, onde infinitas propagandas eram enviadas pela agenda, onde as crianças eram submetidas ao ridículo em todos os dias das maes, cantando músicas completamente fora de contexto, tipo Ivete Sangalo e Daniela Mercury.
E as festinhas de fim de ano, então? Sempre aquele desastre, sem absolutamente nada a acrescentar, sem qualquer mensagem, sem qualquer sentido.
Lembro-me perfeitamente, em uma certa ocasião, onde o tema da festa era as 4 estações, e colocaram a Lua, na época com 05 anos para dançar "eu só quero q vc me aqueça nesse inverno, e q tudo mais vai pro inferno".
Olha, são tantos episódios bizarros que eu perderia dezenas de linha desse blog descrevendo ocada um deles, e essa, definitivamente, não é a minha intenção.
Nem preciso dizer que eu era solitária nessa minha revolta, pois nenhuma outra mãe concordava com os meus comentários, nenhuma mãe conseguia enxergar tanta futilidade e tanta falta de projeto pedagógico!!!
Depois de muito sofrer e me indignar eu resolvi que realmente não dava mais, e que se fosse preciso mudar minha vida para colocar meus filhos em uma escola digna de tê-los como alunos eu o faria com gosto e prazer.
Visitei uma infinidade de escolas. Cheguei a cogitar seriamente em colocá-los em uma Waldorf, li sobre essa pedagocia, me encantei e me apaixonei. Fui conhecer a Rudolf Steiner e tudo me pareceu perfeito.
Porém, com o tempo e após muito estudar sobre o assunto vi que a minha família não tem o estilo de vida próprio das famílias da Waldorf. Eu entao percebi que por mais bela e coerente que fosse essa proposta pedagógica os meus filhos ficariam divididos entre dois mundos. Contradiçao para uma criança é algo muito difícil de lidar e pode causar frustrações incorrigíveis.
Seria o mesmo que eu os colocasse em uma escola vegetariana (não é o caso, só um exemplo), e os recebesse em casa com um belo prato de picanha para o almoço.
Embora eu admire muito a pedagogia Waldorf vi que a roupagem nao servia no estilo de vida que nós levamos!!
Sendo assim, descartada a Waldorf, continuei a minha longa caminhada, até q um belo dia o destino me levou para o Santa.
A Lua tem uma amiga muito próxima, q já estudava lá há um tempinho. Certa vez essa amiguinha a convidou para passar o dia do amigo com ela no colégio. Eu fui levá-las e lembro que no caminho pensava comigo: - Que escola mais longe santo Deus (nós ainda morávamos em Moema).
Quando cheguei na escola senti um calafrio. Q lugar era aquele? Um bosque enorme, com árvores, flores e pássaros para todos os lados. As salas de aula, todas térreas, como se cada uma fosse uma casinha. No "quintal" das casas havia lixeiras recicláveis. Tudo me pareceu um cenário quando eu deparei com um lindo córrego passando pelo meio do colégio.
Eu fiquei muito encantada com tudo aquilo, que lugar era aquele perdido no meio dessa metrópole tao acizentada??
Saí loucamente em busca de informações sobre o Santa Maria, pesquisei na net, conversei com os pais do colégio e toda aquela minha primeira impressão só foi se confirmando e fortalecendo a cada dia.
É uma escola encantadora, regida pela pedagogia humanista, que valoriza o ser humano, a cidadania, a convivencia harmônica e respeitosa entre os colegas.
Só para vocês terem uma pequena idéia da mentalidade do colégio, eles se recusaram a derrubar uma única árvore para constuir uma cobertura junto à saída das crianças, e, por tal razão incorporaram a capa de chuva como uniforme obrigatório para os alunos! Fantástico!!
Não pensei duas vezes antes de me mandar de moema e comprar um ap. bem aqui no quintal do Santa, compartilhamos o mesmo jardim, os mesmos pássaros, a mesma ideologia, os mesmos valores.
Hj demoro o dobro de tempo para chegar no meu trabalho, pego um trânsito horrível, tormentoso, mas não me arrependo um minuto sequer. Estou feliz, tranquila e realizada, certa de que meus pequenos estão em um lugar merecedor de minha confiança e credibilidade.
Quero muito contar pra vcs um pouco sobre o Santa, mas fica para o próximo post, pq já está tarde, eu tô cansada e amanhã é um dia muito esperado para nós: A Lua vai tirar o gesso!!!!
bjos

3 comentários:

thais disse...

ah, carol, adorei essa escola!
hahahaha. nunca fui, mas adorei tudo o que vc escreveu.
escola, realmente, precisa inspirar toda a confiança do mundo. precisa ser perfeita. eu acho assim.

beijo

ana b. disse...

carol, é assim mm, escola vc precisa ficar contente!
NUNCA vai existir a perfeita (acredite!), mas tem q ter aquele clima, pra vc se sentir segura, senão não dá!!!!
q bom q está dando certo pra vcs!
já ouvi falar nessa escola, é zona sul, não?
sabe q eu tb mudei de casa, e tem uma escolinha municipal bem na frente da minha casa? no meio de uma praça enoorme? por 2 anos, estou garantida com a gabi! pq espaço é fundamental pra criança, né?!
boa sorte com a tirada do gesso, e na nova etapa (fisio) q se inicia!
bjs
a.

Anônimo disse...

bom,a ntes mesmo de ter filhos já escutava sobre esse maravilhoso co;légio, pena que é longe e engarrafdo, cogitei também, mas acabei comprando um apê no morumbi e algum bom colégio deve ter por lá!
eu nunca fui com a pedagogia do waldorf, acho muito distante da sociedade em que vivemos, e acho complicadíssimo depois inserir uma criança criada nos moldes waldorf na sociedade que temos aqui fora, e essa é uma só, não vai ter uma sociedade paralela pra receber essas crianças do waldorf...
é lindo, maravilhoso, mas utópico demais pra minha realidade...não gosto...
se bem que....
opinião é que nem bunda! cada um com a sua! rsrsrs
Tenho certeza que o Sta.Maria condiz muito mais com vcs.!!!!
bjokas
*Sô*